Apresentação

Nenhum comentário

O Homem já lançou satélites artificiais, caminhou na Lua e enviou sondas para os confins do Sistema Solar. Estuda-se a possibilidade de estabelecer colónias espaciais noutros planetas. Mas, apesar de todos estes avanços científicos e tecnológicos da nossa espécie, a maior parte das pessoas, pouco sabe acerca do Sol, da Lua, das Estrelas...até mesmo do seu próprio planeta!”. Esta mensagem, pode ser lida  na página do Website do Planetário Calouste Gulbenkian.

A astronomia é a mais antiga de todas as ciências, constituindo-se como uma parte da história da humanidade. No início do século XVII, Galileu Galilei mudou radicalmente a forma como o homem observava o céu. Com uma luneta, fez observações que marcariam uma espécie de revolução. Identificou quatro satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vénus, as manchas solares e percebeu que as estrelas compunham a Via Láctea. Em 1610, foi publicado um folheto escrito em latim intitulado “Sidereus Nuncius”. Frequentemente traduzido como “mensageiro das estrelas”, continha os resultados das observações iniciais da Lua, das estrelas e das luas de Júpiter. Pôs fim às teorias em que até então a Humanidade acreditava, tratando-se de um relato deslumbrando e estupefacto de cada uma das descobertas astronómicas.
Tudo isto, desencadeou o desenvolvimento de vários ramos da Física. Os anos transformaram a luneta em potentes instrumentos chamados telescópios que, no século XX, viriam a ser colocados em órbita produzindo imagens fantásticas do Universo e fornecendo dados que resultam em inúmeras pesquisas que alimentam, diariamente, a astronomia.

Na impossibilidade de levar as pessoas a visitar o universo e de muitas observações dependerem das condições físicas e tecnológicas disponíveis, as exposições são um recurso comum e frequentemente utilizadas para a divulgação da Astronomia. Pensado em criar uma aproximação do público infantil e juvenil com as ciências do espaço, surgiu a ideia para a criação da Exposição “ Pequenos Viajantes – Uma Exploração Espacial”.

A Exposição “ Pequenos Viajantes – Uma Exploração Espacial” ira decorrer na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro no âmbito do desenvolvimento do meu projeto pap (prova de aptidão profissional) do Curso Técnico de Apoio à Infância, da Escola Profissional de Aveiro.

A Exposição é Composta por um conjunto de painéis informativos relativos ao sistema solar, telescópios, naves espaciais e astronautas, tudo disponível de forma lúdico-pedagógica, de forma a promover a aprendizagem e sobretudo a curiosidade dos mais novos.

Nenhum comentário